Boardgamers no Ensino Público

Os Boardgamers de Leiria, projeto da associação ***Asteriscos, vão desenvolver um programa de atividades extracurriculares inédito e inovador para os alunos do ensino básico das escolas do Agrupamento D. Dinis, em Leiria, com início no ano letivo de 2018/2019.

O plano pedagógico prevê uma utilização diária dos jogos ao longo de todo o ano letivo, aplicando-os de forma gradual e progressiva, com adaptação as necessidades das crianças. O objetivo é usar os jogos de tabuleiro modernos como ferramentas de exploração e aprendizagem divertidas, através do seu design diferenciado e inovador, algo que contribuirá para tornar as atividades escolares mais divertidas e cativantes para as crianças, aproveitando os horários extracurriculares.

“Conseguirmos aliar à nossa intensa atividade de jogos de tabuleiro, o ensino de soft skills através desse tipo de jogos a crianças do 1.º Ciclo é algo que perseguíamos há algum tempo com uma abordagem académica e científica desenvolvida pela nossa equipa de boardgamers e liderada pelo Micael Sousa”, sublinha Raul Testa, presidente da ***Asteriscos. “Acreditamos que este momento poderá ser o início de um movimento nacional que trará de forma generalizada os boardgames para
dentro do sistema de ensino público”, acrescenta. Depois de meses de planeamento, o projeto está agora em fase de recrutamento de técnicos monitores de atividades curriculares, devendo as candidaturas ser enviadas através do email:
carena1313@gmail.com.
A presente iniciativa permitirá demonstrar, a um novo nível e escala, os princípios da atividade social dos Boardgamers de Leiria, que, desde 2014, tem levado e utilizado os novos jogos de tabuleiro em múltiplos contextos sociais e educativos, acumulando uma experiência ímpar neste domínio.

Morada

Escola Primária de Marvila (Freguesia da Barreira) Rua Caminho das Barruges Marvila 2410-192 LEIRIA

Email

geral@asteriscos.org

Social